Secagem e armazenamento de grãos de Soja
RESUMO:
A soja é a principal oleaginosa produzida no mundo, com excelente composição de óleo, proteínas, vitaminas e compostos bioativos. Todavia estudos no aprimoramento dos processos agroindustriais têm se intensificado objetivando preservar a qualidade dos alimentos e otimizar o setor. No preparo da matéria-prima para o beneficiamento os efeitos dos métodos aplicados podem ser transmitidos ao produto final e influenciar no comportamento tecnológico do alimento. Sendo a secagem o primeiro e um importante método de conservação de grãos na pós-colheita, bem como o comportamento dos grãos durante o armazenamento é diretamente influenciado pela sua qualidade inicial, condições físicas, umidade dos grãos, temperatura e umidade relativa do ar, pois os grãos continuam os processos metabólicos e as condições de armazenamento, podendo a atividade metabólica ser retardada ou acelerada, desencadeando uma série de reações bioquímicas que afetam quantitativamente e qualitativamente os componentes dos grãos, bem como suas propriedades tecnológicas. O resfriamento artificial de grãos surge como uma ferramenta que pode ser utilizada, como uma opção para manutenção da qualidade dos grãos e no manejo de insetos, em regiões onde, devido ao clima, a aeração com ar natural fica com uso restrito. Estudos apontam boas perspectivas de sucesso na melhoria de desempenho industrial pelo adequado uso do manejo térmico na etapa de armazenamento, e também faltam informações que possibilitem o adequado disciplinamento dos requisitos para armazenamento em condições refrigeradas. Objetiva-se, portanto, encontrar respostas sobre efeitos da secagem e do manejo operacional da temperatura de armazenamento dos grãos de soja no que diz respeito a conservação, qualidade industrial com vistas a subsidiar a cadeia produtiva para superar os gargalos operacionais da pós-colheita e manutenção da qualidade dos mesmos.
OBJETIVOS:
Geral
Objetiva-se, com a pesquisa, avaliar o processo de secagem, com diferentes temperaturas, de forma experimental e por simulação bem como avaliar influência do armazenamento refrigerado dos grãos de soja, com diferentes umidades, secados anteriormente nas diferentes temperaturas.
Específicos
a) Estudar a cinética de secagem dos grãos de soja em diferentes temperaturas.
b) Avaliar o efeito da temperatura de secagem sobre os grãos de soja.
c) Verificar a influência tanto da temperatura de secagem como a temperatura de armazenamento sobre a incidência de defeitos e perda de qualidade no decorrer do armazenamento do soja.
d) Avaliar os efeitos da umidade de armazenamento sobre a incidência de defeitos e perda de qualidade no decorrer do armazenamento do soja.
e) Desenvolver sistemas operacionais de armazenamento que resultem em menores perdas quantitativas e qualitativas na pós-colheita dos grãos de soja.
EQUIPE:
DOCENTES:
Prof. Dr. Rafael de Almeida Schiavon
Profa. Dra. Flavia Daiana Montanuci
Profa. Dra. Reni Saath.