Aplicação de manipueira no cultivo de Gramíneas
RESUMO:
No processamento da mandioca tem-se a geração da manipueira, um subproduto que apresenta elevado poder poluente, sendo que o seu despejo em corpos receptores hídricos, sem tratamento adequado, pode causar a contaminação de águas superficiais. Por outro lado, a manipueira apresenta elevada concentração de nutrientes, o que indica o seu potencial para aplicação em solos agrícolas. Este projeto tem como objetivo geral avaliar os efeitos da aplicação de manipueira em gramineas cultivadas em colunas de solo. Os experimentos estão sendo conduzidos em ambiente protegido no campus do Arenito/UEM. A água residuária utilizada nos ensaios é coletada em uma fecularia localizada na região noroeste do Estado do Paraná. Os ensaios são conduzidos em colunas de PVC com secção transversal de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura, sendo preenchidas com solo em camadas semelhantes aos horizontes até 0,50 m. Na condução dos experimentos utilizam-se as seguintes gramíneas: Panicum maximum cv. Mombaça, Brachiaria ruziziensis e Brachiaria brizantha cv. Xaraés. Para cada gramínea utilizada o experimento é composto por cinco tratamentos com quatro repetições em delineamento inteiramente casualizado (DIC). Na execução dos ensaios são realizadas análises físico-químicas (DQO, NTK, ST, Dureza, pH e CE) do efluente aplicado nas colunas de solo e do percolado em cada coluna, para verificar a adsorção dos nutrientes pelo solo, a absorção pelas plantas e os impactos ambientais que podem ser gerados. Para avaliação das alterações químicas do solo realiza-se amostragem para cada ensaio, analisando-se os parâmetros Nitrogênio total , pH em água e CE . Também é avaliado o crescimento da parte aérea da planta e das raízes sob diferentes doses de água residuária.
OBJETIVO:
Objetivo geral: Avaliar os efeitos da aplicação de manipueira em gramineas cultivadas em colunas de solo.
Objetivos específicos:
(i) Avaliação do efeito da aplicação de manipueira sobre alguns parâmetros químicos de um solo cultivado com diferentes gramineas.
(ii) Avaliação físico-química do efluente percolado;
(iii) Avaliação do crescimento da parte aérea da planta e das raízes sob diferentes doses de água residuária proveniente do processamento da mandioca.
EQUIPE:
DOCENTE:
Edmilson Cesar Bortoletto
DISCENTES:
Daniela Dorazio Bortoluzzi
Daniele de Souza Terassi
Felipe de Souza Silva
Matheus Berger.