Treinamento de agricultores, estudantes e técnicos de ciências agrarias em operação e manutenção de maquinas agrícolas
RESUMO:
As máquinas e implementos agrícolas para executarem uma adequada operação a campo necessitam de planejamento de operações, manutenção e regulagens. O adequado planejamento e manutenção de máquinas agrícolas demandam conhecimento técnico de parâmetros como lubrificantes, combustível, capacidade operacional, calibração de pneus, filtros, Lastragem e motores agrícolas. As máquinas agrícolas, em sua maioria, operam com a rotação de seus motores acima da necessária, o que pode causar aumento significativo de consumo de combustível. No Brasil, entre as máquinas agrícolas utilizadas no campo, o trator agrícola é a principal fonte de energia na agricultura, o conhecimento de uso, regulagem e manutenção são indispensáveis para aumentar sua vida útil. Atualmente, a manutenção máquinas e implementos agrícolas no Brasil, esta longe de atingir um estágio aceitável. Por esta razão, em 1992, foi institucionalizado este projeto de extensão, com foco a capacitar tecnicamente pessoas envolvidas no setor agroindustrial, trazendo informações atualizadas, por meio de palestras e cursos de natureza teórico-prático, possibilitando o treinamento de agricultores e profissionais de Ciências Agrárias em operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas. Com os cursos e palestras, busca-se equacionar estes treinamentos no sentido de apontar para uma convergência adequada da utilização de máquinas e implementos agrícolas com o máximo de eficácia e segurança. O projeto foi iniciado na região de Maringá – PR, sendo posteriormente ampliada a área de atuação, a nível de estado do Paraná. A partir de 1994, o projeto foi consolidado a nível nacional, por meio da parceria entre a Universidade Estadual de Maringá-UEM e a Massey Ferguson do Brasil (AGCO do Brasil). Foram realizados cursos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba, com foco principal em Faculdades de Agronomia e Colégios agropecuários. Atualmente, o referido projeto de extensão tem ampla área de atuação a nível nacional, procurando levar informações atualizadas a nível de concessionário, produtor rural, técnicos e estudantes envolvidos com atividades no setor de máquinas e implementos agrícolas, bem como na capacitação técnica de seu integrantes com cursos de atualização, treinamento e de avaliação de máquinas e implementos agrícolas.
OBJETIVOS:
O referido projeto de extensão tem como objetivo treinar agricultores, técnicos e estudantes de ciências agrárias na operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas por meio de:
• Avaliação técnica de máquinas e implementos agrícolas;
• Formação técnica de agricultores na área de operação de máquinas e implementos agrícolas;
• Integração de projetos de cunho tecnológico com empresas, universidades e colégios agropecuários privados e ou públicos.
• Orientação e atualização de conhecimento prático-teórico de estudantes de Ciências Agrárias;
• Palestras e cursos de natureza teórico-prático na área de Ciências Agrárias;
• Reciclagem tecnológica de profissionais da área de mecanização agrícola.
EQUIPE:
DOCENTES:
Dr. Fabrício Leite
Dr. Reny Adilmar Prestes Lopes
Dr. José Gilberto Catunda Sales
Dr. Raimundo Pinheiro Neto
DISCENTES:
Carlos Cesar Sanpedro
Eduardo Henrique Pereira Jorge
Heron Scarparo de Holanda
Jose Ricardo Fonseca Dias Melo
Lucas Mendes Cardoso
Luis Fernando Vieira Buzeti
Miguel Becker Heleno
Nathan Oliveira Zanoli